Loading...

Veículos

Híbridos e Elétricos

Este artigo tem como objetivo esclarecer o leitor sobre as diferentes tipologias de viaturas híbridas e elétricas, ajudando-o a distingui-las e a identificar a solução mais adequada ao seu perfil de utilização.

Híbridos e Elétricos

Classificação dos híbridos e elétricos

Os veículos híbridos e elétricos podem ser divididos em várias categorias, e atualmente, de uma forma geral, podem estar divididos em HEV's, PHEV's e BEV's.

HEV's: Combinam um motor a combustão com um sistema elétrico que o apoia nos momentos em que é menos eficiente ou quando é necessária mais potência. Além disso, aproveitam a energia gerada durante a travagem e os momentos de maior eficiência do motor para recarregar a bateria que alimenta o sistema elétrico. No fundo, a estratégia utilizada é armazenar a energia produzida em momentos de alta eficiência para utilizar em momentos de baixa eficiência.

PHEV's: Funcionam de forma semelhante, mas acrescentam a possibilidade de carregar a bateria através de uma fonte externa — como uma tomada doméstica ou posto de carregamento público — graças a uma tomada de carregamento e a um carregador de bordo. Por esse motivo, estão equipados com baterias de maior capacidade, que permitem percorrer entre 40 a 80 quilómetros em modo totalmente elétrico. Embora partilhem a lógica de funcionamento com os HEV, os PHEV foram pensados para tirar maior partido da condução elétrica no dia a dia.

BEV's: Veículos 100% elétricos que utilizam exclusivamente energia elétrica armazenada numa bateria para se moverem, sendo propulsionados apenas por um motor elétrico. Não possuem motor a combustão, pelo que dependem totalmente da capacidade da bateria e do acesso a pontos de carregamento para funcionar.

Híbridos e Elétricos

Nível de eletrificação em híbridos

Os veículos híbridos podem também ser divididos em três níveis de eletrificação:

Micro-híbridos

Os micro-híbridos são veículos que não possuem sistemas de alta tensão, funcionando apenas com o sistema elétrico convencional alimentado pela bateria de 12V. A sua principal característica é o sistema automático de paragem e arranque, que utiliza uma máquina elétrica reversível chamada alternador reversível. Este componente tem a capacidade tanto de carregar a bateria de 12V como de arrancar o motor a combustão. Além disso, em momentos em que o motor necessita de mais potência, o sistema de carga pode ser temporariamente desligado, permitindo que essa potência adicional seja direcionada para mover o veículo.

Exemplos de veículos no mercado:

Mild-Hybrid

Os veículos mild hybrid possuem um sistema elétrico de baixa tensão, geralmente de 48 volts, que complementa o motor a combustão. Este sistema utiliza um motor-gerador elétrico que ajuda o motor principal durante acelerações ou subidas, proporcionando um apoio extra de potência e melhorando a eficiência do combustível. Além disso, o mild hybrid permite a recuperação de energia nas travagens para recarregar a pequena bateria que alimenta o sistema elétrico. Este sistema pode até permitir desligar o motor de combustão por breves períodos de tempo e permite uma condução mais suave e eficiente, reduzindo emissões e consumos, sem a necessidade de uma bateria de grande capacidade, reduzindo assim os custos de produção.

Exemplos de veículos no mercado:

Full-Hybrid

Os veículos full hybrid combinam um motor a combustão com um sistema elétrico mais avançado, que permite ao veículo funcionar em modo totalmente elétrico, a gasolina, ou numa combinação de ambos. Estes sistemas têm baterias de maior capacidade e motores elétricos capazes de mover o carro sozinhos durante curtas distâncias e velocidades moderadas. Além disso, o full hybrid recupera energia nas travagens para recarregar a bateria e otimiza o uso do motor de combustão para reduzir o consumo e as emissões. Esta flexibilidade torna os full hybrids mais eficientes em diferentes tipos de condução, oferecendo um equilíbrio entre autonomia elétrica e a potência do motor tradicional.

Tipos de Full Hybrid

Os veículos full hybrid podem diferir na forma como o motor elétrico e o motor a combustão trabalham em conjunto, sendo normalmente classificados em três tipos de arquitetura: híbridos em série, em paralelo e sistemas mistos (ou combinados).

Híbridos Série

Neste sistema, apenas o motor elétrico é responsável por mover o veículo. O motor a combustão serve unicamente para gerar energia elétrica, que é usada diretamente ou armazenada na bateria.

Exemplos de veículos no mercado:

  • Chevrolet Volt
  • Nissan e-POWER
Híbrido Série

Híbridos Paralelo

Neste caso, tanto o motor a combustão como o motor elétrico podem mover o carro diretamente, seja em conjunto ou separadamente. A gestão entre os dois motores é feita de forma inteligente, conforme a situação.

Exemplos de veículos no mercado:

  • Hyundai Ioniq Hybrid
  • Volkswagen Golf GTE
Híbrido Paralelo

Híbridos Mistos

Combina os dois sistemas anteriores. O veículo pode ser movido apenas pelo motor elétrico, apenas pelo motor térmico, ou por ambos em simultâneo. O sistema escolhe automaticamente a combinação mais eficiente.

Exemplos de veículos no mercado: